|
|
Aluno(a) |
Eliane Hércules Augusto-Navarro |
Titulo |
Gênero discursivo e aspectos pragmáticos: implicações para o ensino da correspondência em língua estrangeira (Inglês) via correio eletrônico |
Orientador(a) |
|
Data |
29/01/2002 |
Resumo |
Este estudo objetiva verificar quais são os elementos formais e pragmáticos e qual é a estrutura retórica de e-mails de interesse acadêmico escritos em inglês. Confirmou-se, através de análises, a hipótese de que esses textos constituem um novo gênero discursivo. Com base em vários estudiosos da pragmática e em análise de dados, apontam-se adequações e inadequações em escolhas de caráter pragmático na elaboração dos textos de que se ocupa esta pesquisa. Chegou-se a um possível modelo da estrutura retórica de e-mails de interesse acadêmico escritos em inglês (com base no modelo de SWALES, 1990). Um curso piloto demonstrou que as informações obtidas a partir deste estudo podem contribuir para o ensino instrumental de redação de interesse acadêmico em inglês. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|