UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Clemara Bidarra
Titulo UM ESTUDO HISTÓRICO-DISCURSIVO DO EROTISMO OCIDENTAL
Orientador(a)
Data 27/03/2002
Resumo Este trabalho tem por tema um estudo do erotismo Ocidental dentro de uma perspectiva histórico-discursiva. Para tanto, selecionamos três épocas a serem apreciadas: Antigüidade Clássica, Idade Média e Era Contemporânea, a fim de explicitar como os mecanismos ideológicos que sustentaram cada uma delas, são responsáveis pela displasia que configura o erotismo em seus transcursos, voltando-nos, especialmente, para as representações deste na contemporaneidade.
Não se trata de uma abordagem temática dicotômica, que se processa através de oposições simplistas, mas de um refletir sobre as ratoeiras armadas com iscas distintas que estabelecem os elos existentes entre os movediços conceitos que configuram o erotismo contemporâneo.
Dessa forma percorremos os caminhos marcados pelas distinções contextuais que constroem os valores conceituais do erotismo nas épocas citadas, perpassando os caminhos da volúpia à difamação e desta, à categorização mercadológica. Tudo previamente determinado pelos esquemas mentais e culturais vigentes em cada um dos momentos em questão e encadeados por um discurso hedonista, uma galáxia de observações cujo deleite estabelece, por si só, as relações mais oportunas. Estamos diante de nosso discurso-vida repleto de sombras e presságios eróticos.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara