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Aluno(a) |
Joelina Maria da Silva Santos |
Titulo |
AS TOADAS DO BUMBA-MEU-BOI: sobre enunciados e enunciações de um gênero discursivo |
Orientador(a) |
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Data |
28/03/2011 |
Resumo |
Mikhail Bakhtin e seu Círculo desenvolveram relevantes contribuições para o estudo da linguagem humana, a exemplo dos campos artístico-cultural e literário, favorecendo várias outras áreas de estudo por meio de seus conceitos e categorias. O presente trabalho visa perscrutar as contribuições dessa teoria no tocante à análise das toadas de Bumba-meu-boi do Maranhão, como gênero discursivo, a partir das categorias bakhtinianas do enunciado e do dialogismo. O percurso da investigação reflete a tentativa de se pontuar a importância de cada capítulo no processo de construção do trabalho. Logo, o primeiro capítulo trata da cultura, cultura popular e folclore. O segundo situa o Bumba-meu-boi e toda sua trajetória, de suma importância para o entendimento da relação estabelecida entre as toadas e o auto. No terceiro, situa-se o campo teórico que dá suporte para a aplicação dos conceitos e das categorias para o exame e análise do objeto. O capítulo quatro evidencia que as características das toadas e suas especificidades como estilo, conteúdo e forma composicional são determinadas pelo intuito discursivo, ou seja, pela relação estabelecida com o enunciado. Por fim, o último capítulo apresenta a análise de três toadas de diferentes décadas, com vistas a evidenciar o diálogo ininterrupto com o contexto histórico-político-cultural em que se inserem. Deste modo, destaca-se que essa relação interativa constitui esse gênero discursivo, cuja dimensão histórico-social interfere no discurso dos enunciadores que determinam e são determinados por ele, fortalecendo sua tradição e constituindo sua identidade.
Palavras-chave: Bakhtin. Enunciação. Dialogismo. Gênero discursivo. Toadas. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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