UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Alessandra Jacqueline Vieira
Titulo Condutas argumentativas na fala infantil: um olhar sobre a constituição da subjetividade
Orientador(a)
Data 01/04/2011
Resumo Esta dissertação tratará das condutas argumentativas na fala da criança e sua contribuição para a constituição da subjetividade linguageira infantil. Para tanto, partiremos de uma perspectiva discursiva (Bakhtin, 1995, 1997) e analisaremos os dados de uma criança (A. 20-33 meses), em situações naturalísticas de interação com os pais. O objetivo é desvendar os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pela criança ao fornecer argumentos e marcas de subjetividade em seus discursos. A análise preliminar dos dados nos revela que a criança desde muito pequena argumenta com seus interactantes, demonstrando seus desejos, suas vontades, seu ponto de vista etc. Analisar os recursos linguísticos utilizados pela criança ao argumentar pode nos revelar a importância da argumentação e sua relação com o desenvolvimento linguístico, cognitivo e intelectual da criança. Sendo assim, para nossa fundamentação teórica, partimos das reflexões elaboradas pelo Círculo de Bakhtin, especialmente sobre o aspecto dialógico da linguagem, e para as questões relacionadas à Aquisição da Linguagem e à importância da interação social no desenvolvimento linguageiro da criança, traremos ao diálogo autores como Vygotsky (2008; 1998), François (1976; 1989; 1994) e Bruner (2007; 2004). Já no que se refere às condutas argumentativas na fala da criança e o funcionamento dessa conduta na e com a criança, basear-nos-emos nas reflexões proposta por Selma Leitão (2000, 2001, 2007a, 2007b, 2008). Buscaremos, a partir desse referencial teórico, verificar a relação entre a argumentação e a constituição da subjetividade na fala da criança ao argumentar, procurando desvendar as contribuições da argumentação para o desenvolvimento linguístico-discursivo e cognitivo da criança durante o processo de aquisição de sua língua materna.

Palavras – chave: Aquisição da linguagem. Argumentação. Subjetividade. Dialogia. Interação.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara