UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcela de Almeida Moschem
Titulo Riobaldo e Diadorim - um Estudo dos Esquemas de Imagem dentro do Cenário criado pela Metáfora da Travessia
Orientador(a)
Data 02/02/2011
Resumo Este trabalho tem o objetivo de utilizar o modelo da Linguística Cognitiva, especialmente o dos esquemas de imagem e o da integração conceptual, para fazer uma análise dos trechos que tratam da relação entre Riobaldo e Diadorim em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

De acordo com essa teoria, os esquemas de imagem constituem elementos básicos para o exercício da linguagem, estruturando, pré-conceitualmente, nossa experiência corpórea de mundo; eles são também utilizados em literatura e, segundo Turner (1996), constituem um excelente recurso para criar efeitos de sentido no texto literário.

Dessa forma, constituem objeto de especial interesse algumas projeções metafóricas estruturadas pelos esquemas de imagem, analisadas nessa obra de Guimarães Rosa, uma vez que a metáfora também é vista pela neurociência atual como um princípio organizador do pensamento e da criatividade humana.

Assim, utilizando principalmente os esquemas de PERCURSO e de DINÂMICA DE FORÇAS, este trabalho procura demonstrar a eficácia da aplicabilidade desses esquemas como subsídio para o entendimento de alguns aspectos de Grande Sertão: Veredas, especialmente o acima citado.

Palavras-chave: Linguística Cognitiva. Esquemas de imagem. Metáfora. Integração conceptual. Grande Sertão: Veredas. Guimarães Rosa.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara