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Aluno(a) |
Kátia Menezes de Souza |
Titulo |
A redação no vestibular: textos que realizam gêneros ou tipologias |
Orientador(a) |
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Data |
18/10/2002 |
Resumo |
Neste estudo, analisamos redações do vestibular do ano de 1999 da Universidade Federal de Goiás. A prova de redação apresentou três propostas para que o candidato desenvolvesse o seu texto em forma de Dissertação, Narração ou Carta Argumentativa. Nosso objetivo geral foi compreender as características desses diferentes textos e as condições de produção que permitiram a sua construção. Também, procuramos verificar se as redações pertenciam a um determinado gênero textual ou se eram tipologias que organizavam os gêneros.
Para essa investigação, foram coletadas aleatoriamente vinte redações de cada modalidade de redação proposta pela prova. A análise se centrou na identificação dos tipos de discurso, de organização seqüencial e de ações que atuam na construção dos textos tendo em vista a situação de produção envolvida.
Os pressupostos que orientaram esse estudo se apóiam no projeto teórico do interacionismo sociodiscursivo que visa estudar as produções verbais a partir das relações de interdependência entre as características contextuais e as textuais.
Com base nesses pressupostos, demonstramos que todo texto pertence a um determinado gênero que pode ser composto por diferentes tipos de seqüências (narrativa, explicativa, descritiva, dissertativa, argumentativa etc.).
A compreensão de gênero textual como um meio para agir em situações comunicativas e de realizar os objetivos de uma ação, dentro de uma situação de linguagem, permeou este estudo. Acreditamos, que esta compreensão pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita, nas quais os alunos tenham a oportunidade de lidar com os diferentes gêneros de texto em suas atividades com a língua escrita. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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