UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Valéria da Fonseca Castrequini
Titulo O ensino da língua portuguesa: análise dos parâmetros curriculares nacionais na prática docente do Ensino Fundamental
Orientador(a)
Data 06/12/2001
Resumo O presente trabalho pretende analisar diversos aspectos no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa, a fim de verificar se há relevância e qualidade no ensino atrelado a parâmetros e propostas pré-estabelecidos. São eles:
a) como vem sendo ensinada a língua portuguesa de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental;
b) se o programa curricular de tais séries está baseado na proposta curricular do Estado de São Paulo;
c) se as aulas vêm sendo ministradas com base nos PCN/LP (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa);
d) de que maneira os PCNs são interpretados pelos professores e especialistas;
e) se o que é ensinado em Língua Portuguesa nas séries acima citadas torna o aluno capacitado a ingressar no Ensino Médio, Técnico Profissionalizante ou ser absorvido pelo mercado de trabalho;
f) como os professores adaptaram suas estratégias, a fim de atender ao novo conceito de ensino de língua.
Devemos levar em consideração que a má formação, em Língua Portuguesa, do aluno concluinte da oitava série do ensino fundamental é devida a inúmeros fatores de ordem social e conjuntural.
Dentre os fatores de ordem conjuntural, que são os que interessam a este trabalho, podemos citar:
a) o desconhecimento, por parte dos professores, da Proposta Curricular e dos PCNs, fazendo com que o ensino da língua esteja centrado somente na gramática normativa ou somente no texto;
b) a interpretação acrítica da Proposta Curricular e dos PCNs e o desconhecimento dos postulados e teorias que a embasam.
Juntamente a essas colocações, deve, ainda, ser considerada a atuação do professor junto à sala de aula, levando-se em conta a metodologia e a estratégia de trabalho utilizadas, ligadas à realidade social do aluno, e às orientações determinadas por órgão superior.
É sobre tais fatos que este trabalho se baseou, buscando esclarecer de forma reflexiva as atividades atuais para o ensino de Língua Portuguesa.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara