|
|
Aluno(a) |
Rosana Becker Quirino |
Titulo |
Escrita, autoria e escola: das situações de produção às análises dos erros e das estratégias de refacção textual: um processo em constituição |
Orientador(a) |
|
Data |
31/08/2001 |
Resumo |
A dissertação teve como objetivo investigar a possibilidade de constituição da autoria nas práticas escolares de produção do texto escrito. Integraram o corpus as situações de escrita desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa com uma turma de terceira série do ensino fundamental da rede pública municipal de Cascavel-PR, no período de fevereiro a julho de 2000. Primeiramente, foram analisadas as situações de produção (freqüência, enunciados, definição de leitores, espaço de circulação, suporte previstos, gêneros discursivos e temas contemplados). Num segundo momento, foram analisadas ocorrências dos "erros" e das estratégias de refacção textual - rasuras, apagamentos, rupturas, reformulações em 20 textos produzidos por um dos alunos da turma. A análise das situações de produção possibilitou-nos constatar que, apesar da permanência de atividades ritualísticas, principalmente quando desencadeadas por seqüências de quadros previamente dadas em folhas mimeografadas, há um deslocamento da prática tradicional ortodoxa de ensino de escrita. Por meio da análise dos erros e das estratégias de refacção, a observação de que eles representam mais do que sinais do processo de constituição da linguagem escrita enquanto representação do sistema lingüístico. São marcas que evidenciam o trabalho que o aluno realiza com e sobre o seu próprio texto, de como está se constituindo a relação desse sujeito-aprendiz com o que produz e com a natureza heterogênea de seu discurso. Nessas marcas, o indício da constituição da autoria. Por sua natureza, a pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e na perspectiva sócio-histórica de aquisição da linguagem escrita. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|