|
|
Aluno(a) |
Zelinda Macari Tochetto |
Titulo |
Um olhar sobre a construção do Leitor infantil |
Orientador(a) |
|
Data |
26/04/2001 |
Resumo |
O presente trabalho pretende levantar algumas considerações sobre como se constrói o leitor infantil as implicações no percurso histórico e ao mesmo tempo, tendo como pressuposto que a leitura é uma atividade social intencional, sendo a escola uma das formadoras de leitores e difusora de materiais de leitura, parceira do mercado editorial. Tendo como hipótese básica que o texto literário se constitui pelo autor e seu contexto, pelo leitor que o significa a partir de sua vivência, pela época do ato da leitura e que este texto cumpre a função de apresentar-se como auxiliar na construção da história do leitor infantil, quando respeitada a incomplitude desse texto Propomos, a utilização do texto literário infantil como formador do leitor. É nossa intenção mostrar que o conhecimento da Literatura e do relacionamento desta com a História e a sociedade pode ajudar o professor no trabalho da leitura, na escola, visando à formação de leitores críticos, capazes de ler também a história presente nos textos. O corpus de nosso trabalho é composto basicamente de obras contemporâneas da Literatura e selecionamos para estudo, textos da Literatura Infantil como os de Ana Maria Machado, Lygia Bojunga Nunes, Ruth Rocha e Monteiro Lobato, como também, alguns fragmentos de textos literários infantis, extraídos de livros didáticos escolares. Nos livros didáticos examinamos os procedimentos discursivos que se fazem presentes, via fragmentos literários. No texto literário, a relação de cumplicidades criada entre o autor e o leitor infantil, permitindo que este ocupe os espaços vazios criados por aquele. Privilegiamos textos literários que inscrevem um leitor infantil inteligente e que reconhecem esse leitor na linguagem que utilizada. O trabalho procura dar resposta a seguinte questão: é possível, em sala de aula, trabalhar o texto literário, de tal forma, sem tirar-lhe o prazer e sem transformá-lo especificamente utilitário? Para enfrentar esse desafio buscamos a ajuda de autores consagrados, da Literatura Infantil e ao apontarmos caminhos para trabalhar a leitura, na escola, procuramos dar voz ao aluno leitor para que possa construir e construir-se também pelo texto literário. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|