|
|
Aluno(a) |
Valdomiro Polidório |
Titulo |
Análise de anúncios de propaganda norte-americana |
Orientador(a) |
|
Data |
10/05/2001 |
Resumo |
A presente pesquisa teve como objetivo a análise de anúncios de propaganda que foram produzidos nos Estados Unidos. As análises abordaram tanto o texto, como a ilustração dos anúncios. Na análise dos textos, tivemos como embasamento a Análise do Discurso de linha francesa. No que se referiu à análise das ilustrações, exploramos todo contraste das cores, seus significados e sua importância para complementar a mensagem do texto. Abordamos ainda, alguns elementos da Análise do Discurso, como a subjetividade, a heterogeneidade mostrada e a ideologia. A pesquisa sobre esses elementos permitiu-nos um maior aprofundamento em questões de extrema relevância para nossa pesquisa. Trabalhamos com a linguagem de persuasão e seu poder de levar o consumidor a adquirir o produto anunciado. Como o presente trabalho abordou textos de propaganda norte-americana, tratamos de alguns aspectos da cultura dos Estados Unidos. A questão didática dos anúncios de propaganda, que se refere ao uso de textos de propaganda como material didático no Ensino Fundamental e Médio, também foi abordada. A pesquisa mostrou o poder de persuasão que existe num anúncio de propaganda, como o publicitário, ao elaborar o anúncio, faz uso de todo o poder ideológico da palavra para tentar convencer o consumidor e, assim, inseri-lo no mercado de consumo. Percebemos como o nacionalismo norte-americano aparece freqüentemente nos anúncios de propaganda de carros. A pesquisa teve, também, como resultado, a importância de mostrar como o anúncio de propaganda é um recurso didático de muita relevância no ensino da língua inglesa, podendo servir como um método de aquisição de vocabulário e, se trabalhado com maior profundidade, como um meio do aluno ter contato com alguns aspectos da cultura norte-americana. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|