|
|
Aluno(a) |
Rita Maria Decarli Bottega |
Titulo |
A produção de texto na escola e a constituição do sujeito-aluno |
Orientador(a) |
|
Data |
24/04/2001 |
Resumo |
A pesquisa teve como objetivo observar alguns aspectos sobre como se dá o processo de constituição da subjetividade nos textos produzidos pelos alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, percebendo de que forma as diferentes situações de produção dos textos determinam como e o que o aluno diz em seu texto escrito, ou seja, quais são as marcas de autoria que podem ser localizadas nos textos escritos dos alunos, em diferentes situações de produção. Para o trabalho, utilizou-se a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa e um corpus constituído por textos produzidos por alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em situações diferenciadas de produção. Para a discussão, foram apresentados aspectos relacionados à configuração que o trabalho de produção de textos possui em sala de aula, questões relativas à subjetividade, sendo que, a partir delas, efetuou-se a análise dos textos que compõem o corpus e encaminhamentos metodológicos a serem desenvolvidos para o trabalho de produção de texto em sala de aula. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|