|
|
Aluno(a) |
Nelzi Kszan Pancera |
Titulo |
A influência das condições de produção no discurso do aluno |
Orientador(a) |
|
Data |
22/05/2001 |
Resumo |
O presente trabalho teve por objetivo analisar o discurso de aluno das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio La Salle, da cidade de Toledo, Paraná, buscando observar o que dizem estes discursos em dois momentos diferenciados de condição de produção. A referida análise tomou como base os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin acerca da concepção de linguagem e gêneros do discurso; João Wanderley Geraldi e Maria da Graça Costa Val a propósito do texto escrito; e Michel Pêcheux e Eni Orlandi sobre condição de produção. A análise dos textos, do primeiro momento - em que os alunos receberam apenas um texto-base sobre o assunto, adolescência, para discussão e posterior produção - revelou que os alunos apenas repetiram o discurso do autor praticamente sem questionamentos e/ou discussões. Já a análise dos textos, do segundo momento - em que os alunos assistiram a uma palestra, leram um outro texto e retomaram o texto do primeiro momento - revelou, embora repetissem os discursos dos textos a que tiveram acesso, mais criticidade, questionamentos, refutações, com o aluno assumindo a condição de sujeito do seu dizer, denotando que a condição de produção de fato, influencia na construção do discurso do aluno. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|