UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Mônica da Silva Cruz
Titulo Na toada do Bumba-Meu-Boi: o que falam essas vozes
Orientador(a)
Data 19/02/2001
Resumo A dissertação de mestrado "Na toada do Bumba-meu-boi: o que falam essas vozes?" é um estudo sobre as toadas de Bumba-meu-boi maranhense, cujo objetivo é verificar nas cantigas de Bumba-meu-boi (popularmente conhecidas como toadas) os procedimentos enunciativos e discursivos que erigem "o caráter de criticidade da festa popular" (CASCUDO, 1978). Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se no princípio do dialogismo, postulado por Mikhail Bakhtin (1992), segundo o qual todo texto é um espaço heterogêneo, de confluência de múltiplas vozes. Desse modo, também verificam-se os processos interdiscursivos e intertextuais recorrentes nas toadas da festa. O corpus constitui-se de sete toadas, selecionadas obedecendo às orientações metodológicas do filósofo francês Michel Foucault (1986), para o qual o sentido é construído a partir de um itinerário, de um acontecimento, de um trajeto temático, e do ponto de vista discursivo, tal sentido pode ser apreendido por meio de palavras, mecanismos sintáticos e enunciativos. Assim, o corpus da dissertação foi edificado a partir de dois critérios: o primeiro diz respeito aos temas mais recorrentes nos grupos de Bumba-meu-boi, no período de 1996 a 2000, e o segundo corresponde à seleção de toadas que tratam de questões como fome, desemprego, injustiças e desigualdades sociais,as quais, de acordo com a pesquisa, marcavam o lugar de criticidade da festa, analisada como espaço discursivo. O trabalho está dividido em cinco capítulos: o primeiro apresenta os caminhos teóricos percorridos ao longo da análise. O segundo trata do trajeto histórico da festa do Bumba-meu-boi, suas origens e repercussão no estado maranhense. Por se tratar de uma manifestação popular dramática, no terceiro capítulo analisa-se a parte cênica da festa, que oferece subsídio ao quarto capítulo, o qual trata da intertextualidade e da interdiscursividade nas canções. O quinto e último capítulo avalia o trabalho enunciativo do sujeito da toada que, por meio de mecanismo discursivos, revela o lugar da festa popular não apenas como diversão, mas como uma prática social que possui seus dispositivos próprios de avaliação dos diferentes e sérios aspectos da realidade.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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