|
|
Aluno(a) |
Maria Eunice Barth Radaelli |
Titulo |
Contribuições pedagógicas da lingüística na alfabetização: a interação na oralidade |
Orientador(a) |
|
Data |
23/03/2001 |
Resumo |
O presente trabalho tem o intuito de apontar reflexões relativas a possíveis contribuições da lingüística na alfabetização, nos aspectos da interação na oralidade. Centra-se na linguagem do cotidiano escolar, associando-a a pressupostos da teoria lingüística, explicitada em nível reflexivo nas contribuições da análise do discurso e da sociolingüística com relação no aluno-escola-conhecimento. Para tanto, basea-se essencialmente nas abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky no que diz respeito a questão central da pesquisa que é a "interação" e em autores que os interpretam, tais como Bortolloto, Braggio, Fretias, Geraldi e Oliveira. Na questão que permeia a pesquisa, no que se refere à oralidade, os fundamentos de Marcuschi, Preti & Brait, Bortoni & Quental e Ramos foram significativos. Essas abordagens apontam contribuições pedagógicas da lingüísticas à alfabetização no confronto com análises de fala, que ao serem transcritas, de acordo com o projeto NURC SP., deslocam as atenções da linguagem de aspectos puramente formais para aspectos enunciativos discursivos. Nessa perspectiva o aluno passa a ser visto como sujeito da interação, com condições ofertadas pela escola para transitar por diferentes discursos e construir um próprio. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|