|
|
Aluno(a) |
Delfina Cristina Paizan |
Titulo |
O uso da linguagem da internet na produção de um módulo para o ensino de leitura de inglês instrumental |
Orientador(a) |
|
Data |
01/06/2001 |
Resumo |
Embora a Internet não tenha sido projetada para atender aos propósitos educacionais, cada vez mais, ela e seus recursos vêm sendo explorados para uso em diversos contextos de ensino-aprendizagem. Esta dissertação objetiva demonstrar uma possibilidade de exploração didático-pedagógica da Internet: o desenvolvimento de um módulo para o ensino de leitura de inglês instrumental. Inicialmente, apresentamos uma panorama da Internet e seus principais recursos e investigamos a WWW e sua estruturação em termos de hipertexto como um possível ambiente de ensino-aprendizagem. Em seguida, apresentamos os três domínios investigados na produção do módulo para o ensino de leitura: o pedagógico-lingüístico, o da representação e o da implementação. O primeiro domínio trata dos conteúdos pedagógico e lingüístico do módulo. O conteúdo pedagógico envolve os princípios que norteiam o ensino instrumental e as estratégias utilizadas para o ensino da leitura instrumental. O conteúdo lingüístico aborda dos Marcadores Discursivos enquanto uma estratégia para o ensino de leitura instrumental. O segundo domínio trata do processo de representação dos conteúdos pedagógicos e lingüísticos para sua implementação posterior. O terceiro domínio trata do processo de implementação computacional e aplicação do módulo. Por último, apresentamos algumas conclusões e recomendações em relação ao processo de construção de um módulo dessa natureza. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|