UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Delfina Cristina Paizan
Titulo O uso da linguagem da internet na produção de um módulo para o ensino de leitura de inglês instrumental
Orientador(a)
Data 01/06/2001
Resumo Embora a Internet não tenha sido projetada para atender aos propósitos educacionais, cada vez mais, ela e seus recursos vêm sendo explorados para uso em diversos contextos de ensino-aprendizagem. Esta dissertação objetiva demonstrar uma possibilidade de exploração didático-pedagógica da Internet: o desenvolvimento de um módulo para o ensino de leitura de inglês instrumental. Inicialmente, apresentamos uma panorama da Internet e seus principais recursos e investigamos a WWW e sua estruturação em termos de hipertexto como um possível ambiente de ensino-aprendizagem. Em seguida, apresentamos os três domínios investigados na produção do módulo para o ensino de leitura: o pedagógico-lingüístico, o da representação e o da implementação. O primeiro domínio trata dos conteúdos pedagógico e lingüístico do módulo. O conteúdo pedagógico envolve os princípios que norteiam o ensino instrumental e as estratégias utilizadas para o ensino da leitura instrumental. O conteúdo lingüístico aborda dos Marcadores Discursivos enquanto uma estratégia para o ensino de leitura instrumental. O segundo domínio trata do processo de representação dos conteúdos pedagógicos e lingüísticos para sua implementação posterior. O terceiro domínio trata do processo de implementação computacional e aplicação do módulo. Por último, apresentamos algumas conclusões e recomendações em relação ao processo de construção de um módulo dessa natureza.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara