|
|
Aluno(a) |
Deise da Silva Gutierres |
Titulo |
Sobre literatura infantil: um diálogo com o trabalho de Sylvia Orthof |
Orientador(a) |
|
Data |
08/06/2001 |
Resumo |
Este trabalho busca respostas às nossas preocupações com o ensino e com a leitura na escola. Para tanto, procura refletir sobre essas questões, e elas nos levaram à literatura infantil e à leitura do texto literário. Tal caminho deu-se por acreditarmos que a literatura é um lugar privilegiado de constituição do sujeito e a infância, um período favorável para formar um leitor hábil. Nesse processo, a participação da escola, do professor, é fundamental; eles ainda têm um papel muito importante na formação de leitores. A escolha e a avaliação do texto literário pelo professor pressupõem a análise, a leitura e - são também desejáveis - a familiaridade e o questionamento de procedimentos analíticos. Assim, dedicamo-nos ao exame, em perspectiva discursiva, de obras da literatura infantil, escolhidas entre as obras de Sylvia Orthof. Com base no pensamento de Mikhail Bakhtin - de certo modo, reafirmado por estudos recentes sobre o discurso - de que o texto se constitui por um princípio dialógico e que, portanto, a relação eu/outro é constitutiva de sentidos, privilegiamos, na análise das obras, a reflexão sobre a relação entre os interlocutores (autor/leitor), a consideração de que todo texto espera uma resposta de quem o lê. Por compartilharmos do pensamento de que o leitor contribui com o texto é que elegemos trabalhar com algumas obras de Sylvia Orthof, porque reconhecemos nela, um respeito muito grande pelas crianças, considerando-as inteligentes, questionadoras e participativas. Sylvia promove, por meio de seus textos, muito humor com a quebra de expectativas, com o exagero; trabalha com valores éticos na relação entre pessoas, convivência e respeito a diferenças. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|