UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Celso Almiro Hoffmann
Titulo A coesão e a coerência em redações de alunos do 10º período do Centro de Educação Aberta, Continuada, a distância do CEAD/Toledo-PR. Ensino Supletivo
Orientador(a)
Data 25/04/2001
Resumo Este trabalho objetiva mostrar o nível da produção lingüística de um turma concluinte de 1º grau, ancorando-se nos conceitos de textualidade da moderna Lingüística Textual e pode justificar-se pelo fato de, como professor de 1º grau, necessitarmos refletir e propor alternativas de ensino para a produção e recepção de texto de nossos alunos. Enfim, buscar novos caminhos para o ensino de língua portuguesa, com o aproveitamento dos avanços que essa Lingüística tem a oferecer.
É analisado um corpus de 100 (cem) redações, do Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância - CEAD, de Toledo-Pr., escola para jovens e adultos, ensino a distância - tendo como parâmetro os mecanismos de Coesão, de Halliday e Hasan (1976), adaptados para o português por Koch (1996); de Coerência, de Charolles (1997); e de Pragmática, de Beaugrande e Dressler (1981).
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara