|
|
Aluno(a) |
Celso Almiro Hoffmann |
Titulo |
A coesão e a coerência em redações de alunos do 10º período do Centro de Educação Aberta, Continuada, a distância do CEAD/Toledo-PR. Ensino Supletivo |
Orientador(a) |
|
Data |
25/04/2001 |
Resumo |
Este trabalho objetiva mostrar o nível da produção lingüística de um turma concluinte de 1º grau, ancorando-se nos conceitos de textualidade da moderna Lingüística Textual e pode justificar-se pelo fato de, como professor de 1º grau, necessitarmos refletir e propor alternativas de ensino para a produção e recepção de texto de nossos alunos. Enfim, buscar novos caminhos para o ensino de língua portuguesa, com o aproveitamento dos avanços que essa Lingüística tem a oferecer.
É analisado um corpus de 100 (cem) redações, do Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância - CEAD, de Toledo-Pr., escola para jovens e adultos, ensino a distância - tendo como parâmetro os mecanismos de Coesão, de Halliday e Hasan (1976), adaptados para o português por Koch (1996); de Coerência, de Charolles (1997); e de Pragmática, de Beaugrande e Dressler (1981). |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|