|
|
Aluno(a) |
Benedito José Calixto |
Titulo |
Estratégias cognitivas de leitura: pesquisa exploratória e descritiva dos aspectos cognitivos da leitura |
Orientador(a) |
|
Data |
17/05/2001 |
Resumo |
Este trabalho focaliza a utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura pelos alunos das 8ªs séries do Ensino Fundamental, as quais têm como base, o conhecimento cultural do leitor. Assim, o leitor tem condições de atingir a compreensão do texto de forma inconsciente e automática, por meio do conhecimento lingüístico, do textual, de mundo e do estruturado que habilita o leitor a fazer leitura de temas específicos, formais e informais, de máximas e dos conceitos de ordem natural das coisas, da sociedade e da coerência. Essas estratégias de leitura fazem uso do processamento do conhecimento e da memória possibilitando, por meio da reflexão, o controle consciente sobre o próprio saber do leitor. Logo, o leitor, possuindo as informações não-visuais necessárias e refletindo conscientemente sobre o seu conhecimento cultural como um todo, busca a coerência local, global e temática que desenvolve a capacidade e a competência de recriação do sentido e da interpretação do texto. Cada leitor possui sua forma individual de leitura, no entanto, a leitura em nível de interpretação dos significados abstratos, é determinada, em grande parte, pelo estabelecimento de objetivos e propósitos específicos que o leitor tenha em relação ao texto. Assim, pela formulação de hipóteses, pelas inferências, predições e expectativas de leitura é facilitada a reconstrução dos significados pela inter-relação entre os sujeitos inscritos no texto. O leitor, assim, não é um simples leitor decodificador que explora somente a superfície textual, mas um leitor interativo, proficiente e crítico. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|