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Aluno(a) |
Waldenice Moreira Cano |
Titulo |
Teoria e Práxis de um dicionário escolar de ciências |
Orientador(a) |
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Data |
10/09/2001 |
Resumo |
O dicionário técnico consolida-se como o instrumento principal na armazenagem e na recuperação dos fatos científicos, cristalizados e rotulados como signos lingüísticos, como veículo de comunicação entre especialistas e como suporte do arcabouço teórico de uma ciência. Acrescenta-se a isso sua importância como instrumento de consulta e de pesquisa para a comunidade em geral e, em especial, a comunidade escolar, sobretudo alunos iniciantes no universo científico.
A partir da constatação da importância dessa obra, e da escassez de trabalhos similares elaborados em língua portuguesa e dirigidos a escolares, é que se propôs elaborar uma metodologia, isto é, desenvolver alguns princípios e métodos que culminassem na elaboração de um dicionário de Ciências para o ensino fundamental.
Como suporte teórico-metodológico foi escolhida a Teoria Comunicativa da Terminologia, que reviu, criticou e ampliou os postulados da Teoria Geral da Terminologia.
A escolha dessa teoria deveu-se ao fato de ser a que melhor incorpora as proposições teóricas e a prática terminográfica, já que trata o conhecimento especializado "in vivo", isto é, fruto da comunicação especializada real estabelecida entre os interlocutores.
Partindo de um corpus mínimo, constituído pelos manuais didáticos de Ciências, utilizados nas escolas públicas do ensino fundamental, procedeu-se, inicialmente, à extração e à análise das unidades de significação especializada (USE). Foram levantados os principais problemas lingüísticos concernentes à classificação e caracterização dessas unidades e, em seguida, foram fixados os critérios para apresentação das USE no dicionário. A elaboração de uma pequena amostra da estrutura conceptual e dos verbetes dicionário prestou-se a comprovar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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