UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Márcia Maria Aquino Sylvestre
Titulo Análise sóciolingüística comparativa entre alunos de classes regulares e de classes de aceleração
Orientador(a)
Data 28/03/2001
Resumo Considerando que a maioria dos alunos das escolas públicas brasileiras é proveniente das camadas socioeconomicamente menos privilegiadas e que, segundo vários estudos, o distanciamento entre a linguagem apresentada por esses alunos e aquela que a escola incorpora é apontado como uma das causas do fracasso escolar, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a linguagem oral de um grupo de alunos das classes de 4ª série regular e 4ª série - projeto aceleração II, no Ensino Fundamental - Ciclo I e verificar a possível atuação de sistemas de valores em conflito no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, que pudesse ocasionar o insucesso dos alunos das classes de aceleração. Em uma primeira etapa (avaliação da norma objetiva) considerou-se relevante investigar, em alguns fenômenos variáveis, se haveria alguma diferença quantitativa e qualitativa na variedade oral dos alunos das classes de 4ª série regular e 4ª série - projeto aceleração II. A segunda etapa consistiu na avaliação das reações subjetivas dos informantes a variantes padrão e não-padrão, em alguns fenômenos variáveis, para averiguar a possibilidade de existirem diferenças entre os alunos das classes de 4ª série regular e de aceleração II. Ainda procurou-se investigar a opinião dos informantes acerca da escola, família e comunidade, que poderia mostrar a atuação de sistemas de valores em conflito, ocasionando diferenças no desempenho escolar dos dois grupos de alunos. Os resultados obtidos nas duas etapas foram comparados, com a finalidade de verificar se as reações subjetivas dos informantes poderiam ultrapassar o seu desempenho objetivo, conforme apontado em inúmeras pesquisas. A análise dos dados obtidos apontou mais para uma identidade cultural entre os alunos das classes de 4ª série regular e de aceleração II do que para diferenças marcantes. Nem o desempenho objetivo nem o subjetivo em relação a um conjunto de variáveis lingüísticas indicaram diferenças significativas que permitissem dar suporte à separação radical que o sistema escolar operou.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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