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Aluno(a) |
Angela Antonia Lopes Biudes Gatarossa |
Titulo |
Discurso empresarial: o house-organ como instrumento ideológico nas organizações. |
Orientador(a) |
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Data |
06/05/2009 |
Resumo |
O objetivo principal desta tese é o de mostrar como o discurso utilizado nos house-organs das empresas brasileiras é permeado por diversas estratégias discursivas que, promovidas pelo enunciador na direção de seus empregados, buscam atingir objetivos organizacionais. A base teórica utilizada ancora-se nas reflexões do Círculo de Bakhtin sobre signo, relações dialógicas, polifonia, gênero e cronótopo, além de considerar a contribuição de autores das áreas de administração, marketing e comunicação social. O corpus desta pesquisa constitui-se das 104 edições do house-organ Garrafinha, de uma franquia da Coca-Cola, no período de 1996 a 2005. O primeiro capítulo apresenta o gênero house-organ como uma ferramenta capaz de proporcionar a proximidade da empresa com os seus empregados, na tentativa de torná-los aliados na busca pelos seus interesses. Com base nas reflexões apresentadas, o segundo capítulo identifica e analisa as características do gênero house-organ, tal como são exploradas no Garrafinha. O terceiro capítulo analisa os discursos presentes no corpus à luz dos conceitos do Círculo de Bakhtin, enfocando os signos, as relações dialógicas e a polifonia. O quarto capítulo é tratado de forma semelhante ao terceiro, porém a base teórica é dada pelos conceitos de gênero e cronótopo. A pesquisa não apenas comprovou que o house-organ analisado é um instrumento de caráter ideológico da empresa capaz de induzir seus empregados a se comprometerem com idéias da alta administração organizacional em benefício primário dela mesma mas também mostrou como são construídos os discursos e suas estratégias de persuasão. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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