UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Levi Henrique Merenciano
Titulo As narrativas esotéricas enquanto textos de auto-ajuda: uma abordagem semiótica.
Orientador(a)
Data 06/04/2009
Resumo Este trabalho visa descrever a organização e o funcionamento dos textos de auto-ajuda mais vendidos de 1991 a 2006, a partir dos rankings “auto-ajuda e esoterismo”, listados semanalmente pela revista Veja. O objetivo central consiste em sugerir uma tipologia lingüística para os discursos de auto-ajuda mais vendidos atualmente. A abordagem semiótica de orientação greimasiana possui critérios adequados de descrição do plano de conteúdo, com vistas a oferecer uma definição tipológica mais refinada dos discursos. Os níveis fundamental, narrativo e discursivo podem oferecer um quadro suficiente de elementos descritivos, segundo a maior ou menor incidência dos seus componentes na organização dos discursos, tais como: o investimento axiológico das categorias fundamentais; os percursos dos actantes funcionais; as fases da narrativa; a natureza do objeto-valor; a projeção do sujeito da enunciação; e a constituição temático-figurativa. A auto-ajuda, à maneira dos manuais de montagem, por exemplo, privilegia a fase da competência, em que o percurso do destinador-manipulador faz o seu enunciatário (a projeção do leitor) saber e poder construir o valor subjetivo que procura. Nesse caso, o livro constrói um objeto-valor eufórico, de natureza cognitiva (modal), que possui um valor descritivo subjetivo. No nível discursivo, constrói-se uma relação entre temas e figuras, a fim de ilustrar sensorialmente os conceitos discutidos pela auto-ajuda. Pensa-se, pois, em elaborar um inventário dos componentes semióticos invariantes (e discutir os variantes), no plano de conteúdo dos textos mais vendidos, com vistas a definir um estatuto lingüístico, de base discursiva, para a auto-ajuda difundida atualmente no Brasil.
Tipo Defesa-Mestrado
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