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Aluno(a) |
Grenissa Bonvino Stafuzza |
Titulo |
O discurso da crítica literária universitária: sobre James Joyce e Ulysses |
Orientador(a) |
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Data |
09/02/2009 |
Resumo |
RESUMO
A análise do discurso da crítica literária universitária apresenta-se inédita em diversas áreas em que se trabalha com o texto literário, em especial na análise do discurso. Por isso a presente reflexão parte da interface entre a análise do discurso e algumas áreas do conhecimento humano que tratam com interesse do texto literário (ciências sociais, história, filosofia, teoria literária), com o intuito de analisar o discurso da crítica literária universitária mostrando a evolução tanto do gênero artigo crítico literário, de autoria de acadêmicos, publicados em uma revista especializada, quanto da recepção crítica do escritor James Joyce e de sua obra, ressaltando a sua entrada e lugar na universidade. Assim, optamos recortar como corpus de análise artigos críticos publicados na revista francesa literária La Revue des Lettres Modernes Histoire des idées et des littératures (Revista de Letras Modernas História das idéias e das literaturas), uma vez que essa revista contempla análises críticas francesas, inglesas, americanas e irlandesas, feitas especialmente por professores universitários sobre James Joyce e sua obra; sobretudo, Ulysses, por ter sido publicada em Paris, França, em 1922. Consideramos como referencial de análise, artigos que sejam representativos dos períodos de 1956-1965 e 1988-1994, com alguns recortes pertinentes ao estudo, devido a quantidade e complexidade do material a ser analisado nesta tese. Selecionamos dois (02) artigos crítico-literários para o estabelecimento de análises centradas a partir de um recorte de dezessete (17) artigos, no sentido de examinar o funcionamento da crítica literária universitária. São eles: Le mysticisme qui plaisait a Joyce Note sur la source première d´Ulysse (1951), do professor W. B. Stanford, que filia seu discurso crítico-literário universitário à história literária, fundamentando seu artigo nos estudos filológicos; e, Sirènes: l´expressivité nomade (1988), do professor André Topia, que, expressa em seu artigo a sua ligação aos estudos literários, e trabalha com a crítica genética. Por meio da análise do discurso da crítica literária universitária, pensamos, por um lado, em apresentar fundamentos para este tipo de discurso, e, por outro, refletir sobre a nossa própria prática discursiva institucional.
Palavras-chave: discurso da crítica literária universitária; gênero artigo crítico-literário; James Joyce; Ulysses; interface de estudo. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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