UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fernando Moreno da Silva
Titulo "O perfil do blogueiro: um estudo dos blogs mais acessados do Brasil".
Orientador(a)
Data 18/12/2008
Resumo A proposta do trabalho é analisar a imagem do leitor brasileiro de blog. Para fazêlo,
é preciso analisar primeiro o escrevente das páginas, já que, ao construir a imagem de
quem produz o texto, projeta automaticamente a imagem de seu destinatário.
A pesquisa será norteada pela semiótica francesa ou da Escola de Paris, focando
os eixos da modalização e enunciação. Com a modalização, trabalharemos as modalidades
intencionais e existenciais. Da enunciação, faremos uso dos conceitos de enunciador e de
enunciatário, instâncias linguísticas que correspondem ao que a Retórica chama,
respectivamente, de ethos e de pathos: imagens construídas ao longo do texto do destinador e do destinatário do enunciado.
Dentre várias possibilidades e critérios de escolha do material a ser analisado,
estabeleço como parâmetro de investigação os blogs mais acessados, pois neles estaria, em teoria, a representação da maioria desses leitores. Parto do pressuposto de que nos blogs mais visitados estaria a maioria dos blogueiros, e onde estivesse a maioria dos blogueiros estaria o retrato de sua constituição.
Para chegar a um corpus que contivesse os blogs mais acessados do país, vali-me
de duas metodologias, reunindo uma amostragem referente a todo o ano de 2006, ano-base sobre o qual se debruça o estudo. O primeiro método foi proceder a um levantamento dos blogs mais votados pelos próprios internautas. Das 41 listas colhidas ao longo do ano, dois blogs se destacavam, ambos do portal UOL: “Paz, amor e magia” e “EspalhaMerda”.
No segundo método, apreendi meu corpus a partir de duas listas publicadas na
mídia. A Revista Época publicou em julho de 2006 os oito blogs com maior número de
acessos. Ao final de 2006, foi a vez do site IDG Now! lançar um ranking com os dez blogs
mais populares da internet brasileira. As duas listas foram construídas pelo número de links
que cada blog possui dentro da blogosfera, de acordo com monitoramento da Technorati, um
serviço norte-americano especializado no estudo da blogosfera, indicado como a maior
autoridade no assunto.
Do cruzamento dessas duas listas, mantendo os blogs que se repetiam e excluindo
os que apareciam em apenas uma, cheguei ao corpus definido de que trata esta pesquisa.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara