UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Maria Zelinda Civolani Martins
Titulo Aspectos cognitivos da linguagem no gênero jornalístico
Orientador(a)
Data 25/02/2003
Resumo A caracterização de textos editoriais dos jornais O Estado de São Paulo e Hora do Povo - pertencentes, respectivamente, à imprensa burguesa e à imprensa operária ligada a um partido político - foi possível por meio da análise dos conhecimentos ativados para a construção desses textos. Os editoriais formaram pares temáticos, o que possibilitou a análise comparativa dos pontos de vista desses jornais em relação a um mesmo fato. A análise da estruturação de cada editorial apontou as categorias esperadas em um texto jornalístico do tipo argumentativo. O estudo do conhecimento lingüístico atentou para o emprego de tempos verbais, indicadores atitudinais e de modalidade, operadores argumentativos e também de recursos retóricos, como ironia, seleção lexical e inter-relacionamento de campos lexicais. No estudo do conhecimento de mundo, analisaram-se esquemas cognitivos globais, informatividade, evidências, relevância, focalização, inferência e intertextualidade. O estudo dos fatores pragmáticos norteou-se segundo as categorias estruturais e convencionais constituintes do frame social. Verificou-se que a principal relação entre os saberes é a de confirmação, na medida em que cada nível de conhecimento reiterou o outro. Na análise comparativa, observou-se como editoriais pertencentes a tipos de imprensa diversos constituíram-se quando postos em relação, ou seja, quais recursos foram empregados para fazer um jornal mais factual, parcial, veemente, ponderado - entre outras características - que o outro jornal analisado. A partir dessas relações comparativas, verificaram-se fatores interacionais importantes, como as intenções do jornal, a concepção que o jornal tem de seu público-alvo e que tipos de recursos foram empregados para que esses leitores se identificassem com as idéias e com os valores defendidos pelos editoriais.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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