UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Rinaldo Guariglia
Titulo O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
Orientador(a)
Data 17/06/2008
Resumo Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares: o consenso e a polêmica, que respondem pela propagação de idéias do senso comum, e, por extensão, de outras idéias que se confrontam com esses enunciados consensuais: os enunciados polêmicos. Por meio da reflexão bakhtiniana, três matrizes dialógicas são investigadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem, em meio à dispersão do discurso, um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual, ora da polêmica; e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão: a aplicação de aspectos generalizantes, a organização de enunciados descritivo-causais, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o distanciamento da proposta de redação ou a aproximação com ela, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e a ocorrência de determinados marcadores lingüísticos. O texto argumentativo escolar apresenta invariavelmente não apenas enunciados consensuais, mas também rompimentos com a ordem do senso comum, que caracterizam a categoria polêmica. O córpus de pesquisa compreende redações produzidas durante um processo seletivo universitário em 2004.
Palavras–chave: Discurso. Dialogismo. Polêmica. Consenso. Argumentação. Texto Argumentativo Escolar.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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