|
|
Aluno(a) |
Valéria da Fonseca Castrequini |
Titulo |
Cursos de licenciatura em Letras: a prática de ensino sob o enfoque interdisciplinar |
Orientador(a) |
|
Data |
07/05/2008 |
Resumo |
O presente trabalho propõe uma análise de cursos de Licenciatura em Letras com vistas a identificar as diferentes maneiras como o conteúdo é trabalhado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Lingüística, bem como o reflexo desse trabalho nas disciplinas/componentes curriculares de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. O conceito norteador dessa pesquisa é o de interdisciplinaridade em associação aos binômios teoria/prática e ensino/pesquisa de maneira que transitemos entre experiências profissionais, teorias acadêmicas, significações e preceitos legais no território dos três modelos básicos de instituições de ensino presentes hoje no Brasil: a instituição particular isolada, a instituição privada inserida em um centro universitário e a instituição pública. Ressaltamos que nossas análises não se pautam por definições pré-concebidas de melhor ou pior, adequado ou inadequado, mas ao contrário procuram estimular reflexões sobre o processo interdisciplinar, a articulação entre teoria e prática e a indissociabilidade ensino-pesquisa, reflexões essas que não se esgotam neste trabalho, mas que pretendem colaborar com estudos posteriores.
Palavras chave: Língua, linguagem, interdisciplinaridade, teoria, prática, ensino, pesquisa, currículo, prática de ensino, estágio, PCN, Diretrizes Curriculares. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|