|
|
Aluno(a) |
Flávia Herker Lopes Bernabé |
Titulo |
A competência comunicativa como estratégia para o ensino da língua inglesa |
Orientador(a) |
|
Data |
30/04/2003 |
Resumo |
O tema do presente trabalho é decorrência de uma preocupação acerca da qualidade da produção oral de alunos de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE) para uso desse idioma em situações reais de interação. O ensino de LE envolve, tradicionalmente, as quatro habilidades lingüísticas: a audição, a fala, a leitura e a escrita. No mundo globalizado em que vivemos, pode-se verificar que a fala vem adquirindo uma importância maior: as pessoas desejam aprender a LI para comunicar-se oralmente. Este trabalho surgiu, então, como uma tentativa de verificar em situações de ensino-aprendizagem: a) o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos de LI; b) as estratégias comunicativas utilizadas pelos alunos e pelos professores na negociação de significados por meio da interação entre interlocutores; e c) como o ensino da forma gramatical e/ou do uso comunicativo podem levar o aluno a comunicar-se adequadamente em diferentes situações de uso real da língua. Para isso, efetuou-se uma análise qualitativa de duas aulas de LI gravadas em áudio e questionários respondidos pelos professores, seguidos de um relato de seus resultados para o ensino da comunicação oral. Os resultados da pesquisa demonstraram duas visões diferentes no ensino da LI: uma voltada para a produção de unidades lingüísticas isoladas de uso real da língua; outra voltada para um enfoque integrado que demonstra capacidade de uso do conhecimento de regras lingüísticas para a comunicação eficaz. Assim, a competência comunicativa pode se constituir em uma estratégia eficaz acerca da qualidade genuína de comunicação real. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|