UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Elizabeth Del Nero Sobrinha Luft
Titulo Leitura e imagens no ensaio sobre a cegueira
Orientador(a)
Data 25/03/2008
Resumo O objetivo deste trabalho é comparar a construção dos sentidos atribuídos por críticos e leitores comuns ao livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, sob a perspectiva da Lingüística Cognitiva associada ao contexto, em algumas de suas manifestações, com a fundamentação teórica
proporcionada por Gilles Fauconnier (1997, 2002), Mark Turner (1987, 1996), Koch (2002(a) e 2002(b), 2001) e Marcuschi (2007 (a), 2007(b)). Inicialmente, é discutida a teoria de que um texto não possui um sentido imanente, mas que ele é construído na mente de seu enunciatário a partir de indicadores. Em
seguida, fazemos uma análise dos sentidos atribuídos por três críticos literários
brasileiros para, depois, compará-los com os sentidos propostos por leitores comuns com escolaridade universitária. Para ter um controle maior sobre esse processo, tomamos por base os sentidos atribuídos às imagens fundamentais do texto, a partir das idéias de projeção propostas desde Lakoff & Johnson (1980), envolvendo, quando pertinente, a teoria dos esquemas de imagem também
inicialmente proposta por Lakoff (1987).
Palavras-chave: José Saramago; Lingüística Cognitiva; sentido; contexto;
categorização.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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