|
|
Aluno(a) |
Milenne Biasotto |
Titulo |
Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística |
Orientador(a) |
|
Data |
03/03/2008 |
Resumo |
Este trabalho visa à comprovação da hipótese de que os aprendizes de uma língua estrangeira, ao traduzirem um enunciado, partem de um esquema chamado léxis, para então anexar a ele as categorias gramaticais de modalidade, determinação, aspecto e diátese, por meio de marcas lingüísticas, e que, ao passo em que o aprendizado evolui, há uma melhor compreensão dessas categorias.
Fundamentada na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Antoine Culioli, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões que contribuam com o desenvolvimento das abordagens de ensino/aprendizado de língua estrangeira. Assim, propomos uma abordagem enunciativa da língua que leve em consideração os saberes epilingüístico e metalingüístico dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais.
Palavras chave: ensino/aprendizado de língua, paráfrase, atividade epilingüística, operações enunciativas |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|