UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marcos Luiz Cumpri
Titulo Da noção ao texto: um estudo enunciativo da produção textual
Orientador(a)
Data 03/03/2008
Resumo Este trabalho propõe, em linhas gerais, um estudo da organização das noções e dos domínios nocionais de textos dissertativos com base no tema “o ciúme nas relações humanas”. A reflexão teórico-metodológica que nos sustenta é a Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas (TOPE) de Antoine Culioli.
As noções por serem complexos sistemas representacionais das propriedades físico-culturais condicionaram-nos a verificar como elas são organizadas e expressas lingüisticamente e, concomitantemente a isto, como essa organização se dá por meio dos arranjos léxico-gramaticais realizados pelos sujeitos enunciadores.
Além disso, observamos os percursos enunciativos percorridos pelos sujeitos enunciadores a fim de averiguarmos até que ponto a construção e a organização dos domínios nocionais influenciam no desenvolvimento textual.
Por fim, o que colocamos em pauta foi, se não as principais operações que se manifestam no momento em que os interlocutores dão sentido e significação a seus textos por meio de suas percepções de cunho cultural (as noções), pelo menos, algumas reflexões que apontam para relevância da inserção do sujeito (enquanto um ser dotado de uma cultura de ordem sócio-psicológica) na discussão estabelecida pela lingüística textual a respeito da escrita do texto.

Palavras – chave: noção. domínios nocionais. enunciação. operações enunciativas. texto.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara