|
|
Aluno(a) |
Marcelo DAurea Machado |
Titulo |
A argumentação dos alunos egressos do ensino médio um estudo das redações da prova do ENEM |
Orientador(a) |
|
Data |
09/04/2003 |
Resumo |
O Objetivo deste trabalho é analisar quais das técnicas argumentativas descritos por PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA e ABREU são efetivamente utilizadas nas redações argumentativas de alunos egressos do ensino médio e de que maneira elas contribuem para a forma como os textos são avaliados. Além disso, serão verificados quais outros recursos argumentativos, não descritos por PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA E ABREU, estão presentes nos textos dos alunos. Para realização dessa análise foram selecionadas 100 redações dos Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 1999 e 2000, gentilmente cedidas pelo INEP, órgão responsável pela organização do ENEM. O retrato feito da capacidade argumentativa demonstrada pelos alunos poderá servir como subsídio para professores do ensino médio, uma vez que as conclusões do trabalho poderão indicar de que maneira o conhecimento dos recursos argumentativos contribui para o melhor desenvolvimento da argumentação. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|