UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Luzmara Curcino Ferreira
Titulo Prática de leitura: os limites e as possibilidades instauradas pela materialidade do suporte de textos revista
Orientador(a)
Data 31/03/2003
Resumo Contemplamos, neste trabalho, subsidiados pela Análise do discurso de linha francesa, o papel do suporte de textos na constituição dos sentidos dos textos que ele porta, que por ele são evidenciados, com vistas a atestarmos sua relevância no processo de leitura/interpretação. Para tanto, tomamos como objeto de análise alguns exemplares do suporte de textos revista impressa Veja. Esta análise baseou-se nos conceitos de mise en texte, e mise en livre empregados por Chartier (1996), os quais, conforme tradução de Barzotto (1998), correspondem respectivamente a textualização e composição, e configuram-se como o emprego de dispositivos que objetivam "orientar" a leitura, por meio de duas ordens de recursos, a primeira referente à escolha lexical, sintática, estilística etc, empreendida pelo autor do texto, no que diz respeito à textualização, e, a segunda, à disposição do texto no suporte, à tipografia, à ilustração etc, empregados pelo editor, concernentes, estes últimos, à composição. Apesar da tentativa de delimitação dos sentidos, empreendida pelo autor e pelo editor, ressalvamos que a leitura caracteriza-se por sua singularidade, graças à apropriação dos textos ocorrer de modo único e irrepetível, em virtude da natureza de acontecimento de cada enunciado produzido e dado à interpretação. É nesse paradoxo, entre os limites assinalados na materialidade dos textos e do suporte e a liberdade de apropriação do leitor, que se inscreve este trabalho.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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