|
|
Aluno(a) |
Bruna Longo Biasioli |
Titulo |
O leitor brasileiro de literatura infanto-juvenil no período de 1994 a 2004: perspectiva semiótica |
Orientador(a) |
|
Data |
26/02/2008 |
Resumo |
Essa dissertação de mestrado objetiva traçar o perfil do leitor brasileiro de literatura infanto-juvenil no período entre 1994 e 2004, descobrindo o que esse público busca nos textos que escolhe para ler. Para isso, por meio do Jornal do Brasil, do Leia e das revistas Época e Veja, foram coletados os livros de literatura infanto-juvenil mais vendidos nesse período e, posteriormente, foram selecionados os dezenove que mais constaram nas listas.
A semiótica age, nesse trabalho, a fim de depreender o sentido das obras analisadas, levantando hipóteses a respeito do conteúdo e/ou forma desses textos que seriam responsáveis pela atração que exercem sobre seus leitores.
É feito, também, um panorama histórico sobre a história da literatura infanto-juvenil, a fim de que se torne possível verificar as mudanças que ocorreram nesse tipo de literatura, desde sua formação até o ano de 2004.
Palavras-chaves: leitor, literatura infanto-juvenil, semiótica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|