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			| Aluno(a) | Maria Silvia Cintra Martins |  
			| Titulo | Linguagem, exercício de papéis e construção da subjetividade no universo cognitivo infantil |  
			| Orientador(a) |  |  
			| Data | 06/06/2003 |  
			| Resumo | Em busca de soluções para o ensino da língua materna, empreendemos pesquisa interdisciplinar voltada para a investigação da evolução da linguagem no universo cognitivo das crianças em idade pré-escolar. A escolha dessa faixa etária deu-se, em parte, por envolver crianças que ainda não sofrem tanta influência da linguagem escrita, de tal forma a vislumbrarmos, com mais clareza, que processos cognitivos estão em andamento e podermos mobilizar esses mecanismos com vista à facilitação da aquisição da escrita. Por outro lado, como compreendemos que é necessária uma interferência na modalidade oral que essas crianças apresentam, vemos no jogo de faz-de-conta, típico da idade pré-escolar, a melhor forma de interferir pedagogicamente, de maneira a alcançar, conjuntamente, as diferentes operações que subjazem às manifestações lingüísticas, aquelas que a Teoria da Enunciação denomina operações de regulação, de representação e de referenciação. Chamamos a atenção para a operação de regulação na qual se centra o exercício de papéis inerente à linguagem e à construção da subjetividade. Apelamos para a pesquisa interdisciplinar na convicção de que é no diálogo entre os campos da Lingüística e da Psicologia da Educação que podemos compreender melhor quem é essa criança, como se forma seu universo cognitivo e lingüístico, que linhas de evolução ele segue e de que forma, nesse processo evolutivo, sua subjetividade se constitui junto com sua linguagem. |  
			| Tipo | Defesa-Doutorado |  
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