|
|
| Aluno(a) |
Irma Beatriz Araújo Kappel |
| Titulo |
O discurso institucional legal do ensino religioso |
| Orientador(a) |
|
| Data |
19/11/2003 |
| Resumo |
Esta tese empreendeu uma reflexão acerca dos fatores sócio-histórico e ideológicos que constituem os sentidos do Discurso Institucional Legal no que se refere ao Ensino Religioso. Para isso, efetuamos o cotejo entre os artigos das Constituições Federais e leis que regulamentaram o mesmo assunto ou silenciaram-se, a partir da hipótese de que, antes da elaboração final do texto jurídico, há um jogo político para o seu estabelecimento.
Sustentada na Análise do Discurso de linha francesa, a partir de uma análise qualitativa, considerando a presença de outros discursos, discutimos o processo de constituição das vozes (polifonia - percebida a partir das marcas de heterogeneidade e dos silêncios) nos enunciados, e dos sentidos (polissemia percebida a partir dos enunciados e paráfrases) na identificação das formações discursivas e ideológicas. A análise procurou demonstrar que o Discurso Institucional Legal se inscreve em formações discursivas e ideológicas conflitantes, sobrepondo o dizer dos dominantes na elaboração conceitual e teórica que serve para instrumentalizar instituições e grupos privilegiados. Conhecer parte do discurso institucional legal que normatiza um aspecto da educação, possibilitar-nos-á compreender um pouco mais a sociedade em que vivemos, da mesma forma que, ao analisar a sociedade, poderemos entender os discursos que nela são produzidos. |
| Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|