|
|
Aluno(a) |
Sulemi Fabiano |
Titulo |
A prática da pesquisa como sustentação da apropriação do conhecimento na graduação em Letras |
Orientador(a) |
|
Data |
20/07/2007 |
Resumo |
Esta tese, resultante da análise de textos produzidos por alunos de graduação em Letras a fim de verificar como se dá a incorporação do discurso do outro na escrita, aponta para a prática constante da pesquisa durante a graduação como forma de sustentação da apropriação do conhecimento. O trabalho traz uma análise das conseqüências da visão hegemônica da teoria do gênero do discurso no ensino, principalmente quando se reduz o texto a uma forma. Traça ainda um percurso sobre a constituição da universidade, o processo da construção da hegemonia e a pesquisa na graduação. Percorre-se a concepção de ciência, de discurso científico e outros conceitos advindos da Análise do Discurso. Os resultados mostram que a escrita hoje na universidade encaminha para uma produção do conhecimento que tem por base o consumo e indica a necessidade de se efetivar a prática de pesquisa na graduação como possibilidade de se inverter o quadro atual deste tipo de produção.
Palavras-chave: Graduação em Letras. Gênero do discurso. Universidade. Pesquisa. Incorporação. Apropriação do conhecimento. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|