|
|
Aluno(a) |
Celina Aparecida de Souza Garcia Nascimento |
Titulo |
Processos de referenciação discursiva na redação de vestibulandos da UFMS |
Orientador(a) |
|
Data |
15/04/2003 |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar textos escritos dos vestibulandos da UFMS no que diz respeito às condições de produção e de referenciação. A pesquisa embasa-se no levantamento e na interpretação dos itens lexicais que operam como referenciadores discursivos nas redações, com o intuito de verificar o uso da anáfora direta e da anáfora indireta e a progressão temática. Supõe-se que os candidatos ao vestibular da UFMS utilizam, em maior proporção, a anáfora direta baseada em relações lexicais marcadas e inscritas a princípio no próprio léxico, refletindo, assim, um procedimento do ensino tradicional. Nossa pesquisa interpretativa/quantitativa, de cunho observacional, tem como suporte teórico os estudos que vão da Lingüística Textual (Beaugrande & Dressler, 1981; Koch & Travaglia, 1989) até a Análise da Conversação Marcuschi (1998, 1999a e 2001). Os resultados evidenciam que 70% dos recursos lingüísticos usados pelos vestibulandos são referentes à anáfora direta por meio de formas pronominais, nominais definidas e indefinidas e pela retomada lexical. Além disso, o uso da anáfora direta não pronominal contribui, eficazmente, para a clareza, informatividade e argumentação dos textos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|