|
|
Aluno(a) |
João Daniel Passarelli França |
Titulo |
O verbo to get e o ensino de inglês |
Orientador(a) |
|
Data |
16/04/2007 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho visa a apresentar uma proposta alternativa para o ensino de inglês, usando como base alguns princípios da teoria enunciativa de Antoine Culioli, tais como o aspecto, a modalidade, a noção, a léxis e a construção de sentido. Para esse fim, iniciamos com uma descrição dos principais métodos e abordagens na história do ensino de línguas a fim de estabelecer um elo entre o passado e o presente dessa atividade. É nossa intenção também neste primeiro capítulo mostrar a necessidade de se reforçar o embasamento teórico de nossos professores.
No segundo capítulo apresentamos ao nosso leitor alguns dos principais postulados da Teoria Enunciativa de Antoine Culioli e, com base nesses princípios, tecemos algumas críticas aos cursos particulares de língua inglesa, principalmente no que tange a conversação.
A terceira etapa de nosso percurso é uma análise das marcas lingüísticas de 22 enunciados extraídos do corpus do verbo to get um dos verbos que mais dificuldade apresenta para o aluno de inglês. O objetivo dessa análise é enfocar os princípios culiolianos mencionados acima, dentro da situação enunciativa que os motivou.
Finalmente, com base nas conclusões do capítulo três, elaboramos uma teoria de ensino de cunho enunciativa e apresentamos uma proposta didática para uma aula de língua inglesa.
Palavras-chave: teoria enunciativa, aspecto, situação enunciativa, construção de sentido, noção, modalidade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|