UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Erislane Rodrigues Ribeiro
Titulo Escrita e diálogo: heterogeneidade no gênero prova discursiva de língua portuguesa do vestibular da UFG
Orientador(a)
Data 02/04/2007
Resumo RESUMO

Esta pesquisa teve por objetivo analisar questões das provas discursivas de língua portuguesa elaboradas pela Universidade Federal de Goiás para os processos seletivos de 2003 e 2004 e, em especial, respostas consideradas erradas pelas bancas avaliadoras das referidas provas. Foram analisadas as três questões propostas no PS 2003 e quatro das cinco questões elaboradas para o PS 2004. Para a análise das respostas erradas, selecionamos as provas em que os candidatos obtiveram zero em mais de uma questão. De 72 provas do PS 2003 selecionadas, analisamos 104 enunciados e de 205 provas do PS 2004, foram analisados 237 enunciados. As análises centralizaram-se nas características do gênero questões de prova discursiva de língua portuguesa e do gênero respostas à prova discursiva de língua portuguesa e, principalmente, nos diversos discursos que emergiram nos textos dos interlocutores envolvidos nesse processo interativo. A noção de dialogismo, proposta por Bakhtin, perpassou todo o desenvolvimento da pesquisa, pois nela, além de refletirmos sobre o diálogo travado entre os interlocutores, analisamos discursos presentes: nas respostas produzidas pelos candidatos e avaliadas como erradas pela banca; nas questões elaboradas pela banca para a prova discursiva de língua portuguesa; nos manuais entregues aos candidatos no momento da inscrição; em manuais e práticas escolares da educação básica; em pesquisas realizadas por lingüistas; no senso comum, etc. Com nossa pesquisa, concluímos que não é por terem se alinhado a um ou outro discurso que as respostas de alguns candidatos foram consideradas erradas e obtiveram nota zero. De modo geral, as pesquisas que refletem sobre o papel do dialogismo na construção da escrita costumam ressaltar a sua importância na constituição de bons textos. O que fizemos, nesta pesquisa, principalmente, foi demonstrar que a heterogeneidade constitutiva revelada nas respostas que compuseram parte do córpus de fato não contribuiu para responder as perguntas das questões propostas, tampouco concorreu para a qualidade dos textos analisados.

Palavras-chave: Análise de discurso. Dialogismo. Heterogeneidade discursiva. Gênero do discurso. Prova discursiva de língua portuguesa.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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