|
|
Aluno(a) |
José Wanderley Alves de Sousa |
Titulo |
Se não me falha a memória: o discurso da história cotidiana nas lembranças de velhos |
Orientador(a) |
|
Data |
22/04/2003 |
Resumo |
O presente estudo analisa a história cotidiana, a partir dos relatos orais de velhos de uma cidade do Alto Sertão paraibano - São José da Lagoa Tapada. Os olhares buscam, ainda, compreender a relação que se estabelece entre a História e a Memória, a partir do Discurso, além de discutir a importância das lembranças de velhos para a (re) construção de momentos significativos da história não veiculados nos documentos oficiais. O universo da pesquisa constituiu-se do conjunto de escolas de Ensino Fundamental daquela comunidade e de velhos moradores do lugar, além de documentos alternativos que se refiram diretamente à temática da pesquisa. A coleta de dados foi realizada, a partir da aplicação de questionários, observação das atividades desenvolvidas em sala de aula, consulta e análise de documentos de diversas modalidades. A análise deste material objetivou, especificamente: investigar os sentidos da história que circulam nos discursos de velhos ; analisar as estratégias discursivas utilizadas por velhos na reconstituição de suas histórias de vida; analisar a inter-relação entre discurso e história cotidiana no contexto escolar do ensino fundamental daquela cidade; mapear momentos significativos da história de São José da Lagoa Tapada - PB, a partir da narrativa de velhos e outras fontes documentais, além de disponibilizar esses dados para a elaboração de metodologias alternativas para o ensino de história local nas escolas daquela comunidade. Constatou-se que: as lembranças de velhos associadas a documentos escritos e iconográficos constituem-se filigranas indispensáveis no asseguramento da memória social, da memória coletiva e, por conseguinte, para a (re) construção da história local. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|