|
|
Aluno(a) |
Adriane Belluci Belório de Castro |
Titulo |
O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva |
Orientador(a) |
|
Data |
09/03/2007 |
Resumo |
RESUMO
O discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.
Palavras-chave: Semiótica. Discurso jornalístico. Jornalismo impresso. Sujeito. Luiz Inácio Lula da Silva. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|