|
|
Aluno(a) |
Ismara Eliane Vidal Tasso |
Titulo |
As múltiplas faces da iconografia na prática de leitura escolar |
Orientador(a) |
|
Data |
12/08/2003 |
Resumo |
No domínio das representações simbólicas, a imagem ocupa, atualmente, um lugar de destaque, uma vez que somos estimulados, informados e persuadidos a todo instante e em qualquer lugar por uma infinidade de textos não-verbais, e nos deleitamos com eles. Este é um fato presente e constante na vida do homem e, por isso, impossível de a instituição escolar o ignorar. Assim, sob os pressupostos teóricos da Iconografia, da História da Arte, da Semiótica e da Análise do Discurso, este trabalho de pesquisa analisou o papel da iconografia em práticas de leitura escolar, sob três perspectivas: formal, discursiva e estética. A pesquisa utilizou um arquivo composto de 10 reproduções de imagens artísticas, de natureza plástica, publicadas em três coleções de livros didáticos do ensino fundamental - 3º e 4º ciclos. Dos resultados das análises desenvolvidas conclui-se que: (1) as três coleções investigadas contemplam propostas de leitura iconográfica, conforme determinação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); (2) os procedimentos de interdição utilizados no discurso pedagógico determinam as condições de realização dessa prática de leitura; e (3) a leitura iconográfica inscreve-se numa prática discursiva cujos princípios preconizam uma consciência cidadã, que consiste em se educar pelos direitos adquiridos e pelos deveres cumpridos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|