UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Elizabeth Labes
Titulo A apropriação do discurso da globalização pela mídia publicitária
Orientador(a)
Data 02/04/2003
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar o modo como a publicidade se apropria e (re)significa o discurso da globalização vigente na sociedade contemporânea para promover a venda de produtos, bens e serviços. Toma como pressupostos teórico-metodológicos as formulações da Análise de Discurso de linha francesa (AD), sistematizada, na década de 60, por Michel Pêcheux, que viabiliza uma análise sócio-histórica. O corpus de análise é composto de dez textos publicitários veiculados em revistas de circulação nacional no período de 1997 a 2001. O percurso analítico visou a explicitar a configuração do texto publicitário desde os aspectos estruturais, lingüísticos e imagéticos até sua ação ideológica. As análises revelaram que os valores ideológicos vigentes na sociedade contemporânea sobre o processo da globalização aparecem, em geral, de modo naturalizado, legitimando um imaginário que celebra as virtudes de uma "aldeia global". Quanto às implicações pedagógicas, considera-se que a prática de leitura sustentada pela AD mostra-se produtiva para realizar leituras interdisciplinares, bem como, despertar o senso crítico em relação às práticas discursivas que circulam na sociedade.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara