UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Claudia Rejanne Pinheiro Grangeiro
Titulo A besta-fera, o padre Cícero e o Juazeiro: discurso político no folheto de cordel
Orientador(a)
Data 26/02/2007
Resumo RESUMO

O mundo contemporâneo vem passando por diversas transformações em todas as dimensões da atividade humana, o que desaguou num estágio denominado por muitos pesquisadores de “pós-modernidade”. Vivemos na “sociedade do espetáculo”, na qual “a mercadoria contempla a si mesma no mundo que ela criou [...] e o espetáculo é o capital em tal grau de acumulação que se torna imagem”, de acordo com Guy Debord (1994). Tais transformações certamente atingiram a fala política, passando dos grandes debates ideológicos da década de 70, por exemplo, para o império das formas breves, a apropriação do discurso das mídias, a hegemonia das imagens.
Partindo de tais premissas e considerando que cada localidade é afetada de forma particular pelas tendências do seu tempo, propusemo-nos estudar o discurso político no contexto da cidade de Juazeiro do Norte-CE, analisando os mecanismos de constituição deste discurso nos folhetos de cordel “Engana-me que eu gosto” e “Engana-me que eu gosto 2”, de Abraão Batista, polêmicos folhetos que circularam nessa cidade por ocasião das eleições municipais do ano 2000.
Os fundamentos teóricos que norteiam as análises são as teorias desenvolvidas no âmbito da corrente francesa de Análise do Discurso preconizada pelo grupo em torno de Michel Pêcheux, para a qual concorreram de forma significativa os postulados teórico-metodológicos da Arqueologia do Saber de Michel Foucault, como, por exemplo, a noção do enunciado como um “nó em uma rede”, cuja interpretação deve necessariamente articular uma memória e uma atualidade. Baseando-nos, pois, em tais fundamentos, o trabalho propõe-se a: 1. Analisar, pela ótica da Arqueologia do saber (Foucault, 1997) e das heterogeneidades enunciativas (Authier Revouz, 1982), os efeitos de sentido produzidos pelas “apropriações” por parte do discurso político de outras formações discursivas, considerando o trajeto temático das eleições de 2000 para prefeito de Juazeiro do Norte – CE; 2. Buscar as condições de aparecimento dos enunciados, verificando o papel da memória discursiva no processo de constituição dos sentidos do discurso político do (no) folheto de cordel, analisando os expedientes lingüístico-discursivos no processo de construção de identidades dos elementos concernentes ao jogo do discurso político: “o povo”, “o Juazeiro” e os candidatos em disputa e 3. Considerando a diversidade dos regimes de materialidade da língua, verificar os efeitos de sentido do político produzidos por um suporte material (o folheto de cordel) diferente dos gêneros políticos tradicionais, como panfletos e outros.
Trabalhamos, portanto, com duas hipóteses: a) “Os signos-poder (discurso político), em Juazeiro, sedimenta-se, fundamentalmente, por meio das formas do sagrado, do discurso religioso, constituindo um tipo particular de “espetacularização da política” (Courtine, 1997); e b) O folheto de cordel constrói um porte-parole diferente daquele apontado, por exemplo, por Guilhaumou (1989), no período da Revolução Francesa Nesse espaço simbólico: Juazeiro, o porta-voz do povo, para legitimar-se, deve, antes de tudo, ser reconhecido como porta-voz do Padre Cícero, como discurso de autoridade.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Discurso Político. Porta-voz. Espetacularização da Política. Juazeiro do Norte. Literatura de Cordel.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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