UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Roberto Leiser Baronas
Titulo Slogans políticos brasileiros: uma leitura discursiva
Orientador(a)
Data 25/09/2003
Resumo O slogan é digno de um lugar importante dentre os problemas de comunicação e controle sociais, principalmente numa sociedade multimidiática como a nossa. Embora pouco estudado, esse enunciado de curta extensão ocupa posição central entre os problemas da propaganda política governamental e da publicidade privada. Estribada nos pressupostos teórico-metodológicos da Analise do Discurso de orientação pecheuxeana, fortemente matizada com tons foucaultianos e pinceladas bakhtinianas, essa pesquisa analisa o funcionamento discursivo de slogans políticos brasileiros dos anos oitenta até os nossos dias, momento de irrupção e desenvolvimento do neoliberalismo no Brasil. Composta em forma de três grandes hipóteses de trabalho, a pesquisa apresenta primeiramente, uma rápida discussão teórica acerca de convergências e divergências conceituais entre os pensamentos de Michel Pêcheux, Michel Foucault e de Mikail Bakhtin, no tocante ao discurso. Na segunda hipótese, reflete-se sobre o papel da mídia na constituição histórica do slogan e também, discute-se a contribuição da mídia televisiva no processo de sloganização do discurso político. Na terceira, e última, trabalha-se com a categoria foucaultiana de poder, na acepção técnica-estratégica positiva, procurando mostrar que os slogans políticos de instâncias governamentais (re)produzem a vida dos indivíduos, evidenciando a maneira como elas o transformam num gênero discursivo que combina ao mesmo tempo uma atividade moralizante e uma atividade publicitária.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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