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Aluno(a) |
Elisama Rodrigues dos Santos Barbosa |
Titulo |
A aquisição do sistema ortográfico: alterações na representação gráfica de fonemas surdos/sonoros |
Orientador(a) |
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Data |
28/02/2007 |
Resumo |
O aprendizado da leitura e da escrita apresenta-se como uma fase de muitos obstáculos para algumas crianças, principalmente no que se refere à compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética, como a língua portuguesa. O conhecimento do alfabeto, e mesmo das correspondências entre letras e sons, não impede que o aprendiz apresente alterações ortográficas em sua escrita, visto que o sistema de escrita alfabética apresenta assimetrias a serem explicitadas àquele que aprende. Nesse sentido, esta pesquisa consiste no estudo das alterações na representação gráfica de fonemas surdos/sonoros. A partir dos dados coletados pelo acompanhamento de duas crianças da rede pública do ensino fundamental, no CENPE (Centro de Estudos e Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite FCL - UNESP Araraquara) e do contato com profissionais da área de fonoaudiologia, levantamos a hipótese de que esses desvios não são da mesma natureza que as demais alterações ortográficas apresentadas por crianças em fase de alfabetização. Acreditamos, também, que a dificuldade em perceber o traço sonoridade, única distinção entre esses pares de fonemas, pode estar ligada a uma desordem no processamento auditivo central, implicando em outras dificuldades relacionadas à escrita. Os dados obtidos a partir das produções escritas coletadas permitiram estabelecer alguns fatores que estão diretamente associados ao assunto em questão: tipo de atividade e contexto lingüístico em que ocorre o fonema.
Palavras-chave: Ortografia.Aquisição da escrita.Fonemas surdos e sonoros. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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