UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Elisama Rodrigues dos Santos Barbosa
Titulo A aquisição do sistema ortográfico: alterações na representação gráfica de fonemas surdos/sonoros
Orientador(a)
Data 28/02/2007
Resumo O aprendizado da leitura e da escrita apresenta-se como uma fase de muitos obstáculos para algumas crianças, principalmente no que se refere à compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética, como a língua portuguesa. O conhecimento do alfabeto, e mesmo das correspondências entre letras e sons, não impede que o aprendiz apresente alterações ortográficas em sua escrita, visto que o sistema de escrita alfabética apresenta assimetrias a serem explicitadas àquele que aprende. Nesse sentido, esta pesquisa consiste no estudo das alterações na representação gráfica de fonemas surdos/sonoros. A partir dos dados coletados pelo acompanhamento de duas crianças da rede pública do ensino fundamental, no CENPE (Centro de Estudos e Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite” – FCL - UNESP – Araraquara) e do contato com profissionais da área de fonoaudiologia, levantamos a hipótese de que esses desvios não são da mesma natureza que as demais alterações ortográficas apresentadas por crianças em fase de alfabetização. Acreditamos, também, que a dificuldade em perceber o traço sonoridade, única distinção entre esses pares de fonemas, pode estar ligada a uma desordem no processamento auditivo central, implicando em outras dificuldades relacionadas à escrita. Os dados obtidos a partir das produções escritas coletadas permitiram estabelecer alguns fatores que estão diretamente associados ao assunto em questão: tipo de atividade e contexto lingüístico em que ocorre o fonema.


Palavras-chave: Ortografia.Aquisição da escrita.Fonemas surdos e sonoros.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara