|
|
Aluno(a) |
Maria Helena Velozo Camarotto |
Titulo |
Discurso Publicitário de Veja: o sincretismo da mulher contemporânea |
Orientador(a) |
|
Data |
13/02/2007 |
Resumo |
Um conjunto de anúncios publicitários veiculados na Revista Veja, de 1999 a 2005, em que a mulher é ator central, constitui o corpus do presente estudo, analisado por meio da fundamentação teórica da semiótica greimasiana. O conjunto foi abordado nas dimensões topológicas, matéricas, eidéticas, verbais e cromáticas; considerados texto e contexto, estabeleceu-se também a relação entre aspectos verbais e visuais de cada anúncio, sincretismo determinante das possibilidades de sentidos produzidos, variáveis de acordo com a instância enunciativa e papel temático em que o ator mulher é operante, nas diversas etapas previstas neste recorte.
Tem-se como objetivos evidenciar os aspectos narratológicos e argumentativos que acompanham as mudanças imagéticas femininas, estudadas a partir de anúncios publicitários veiculados em Veja: a trajetória narrativa da mulher ressignificada; ampliar a discussão e análise acerca do valor discursivo e do alcance da mídia impressa, em especial de Veja, na representação da imagem feminina em questão, gerada a partir da ótica comercial, correspondente a um ideário socialmente aceito. São evidenciadas variantes de valoração do objeto valor da mulher em relação ao papel temático focado e sua instância enunciativa. Durante todo o percurso foram observadas a construção argumentativa dos textos e a construção dos enunciadores e enunciatários, que se homologam a cada etapa do processo figurativo.
O percurso narrativo das conquistas femininas é dinâmico, constante e alguns aspectos parecem cíclicos. Parte desse conjunto (de anseios, conquistas e esperanças femininas) está refletido nas produções publicitárias de todos os tempos, do qual uma pequena parcela constitui o nosso corpus e pode ser vislumbrada ao longo deste estudo.
Palavras-chave: Imagem. Imaginário cultural. Percurso narrativo. Papel social. Ressemantização da mulher. Objeto-valor. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|