|
|
Aluno(a) |
Milca da Silva Tscherne |
Titulo |
Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945 |
Orientador(a) |
|
Data |
31/03/2006 |
Resumo |
LUIZ FRANCISCO REBELLO E A RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM CÊNICA NO TEATRO PORTUGUÊS POSTERIOR A 1945
Esta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 47 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o teledrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores de seu teatro que marcou e atualizou a cultura teatral portuguesa, resgatando-a de um período no qual prevalecia, nos palcos oficiais, representações de peças ainda sustentadas pelas linguagens neo-românticas e naturalistas do século XIX, garantindo, finalmente, ao teatro português do século XX um movimento de continuidade ao processo de modernização iniciado, no começo desse mesmo século, pelos modernistas.
Palavras-chave: teatro português; Luiz Francisco Rebello; dramaturgia; drama moderno; linguagem cênica; literatura portuguesa. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|