UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Isabelle Regina de Amorim
Titulo Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José Régio
Orientador(a)
Data 10/04/2006
Resumo Esta Dissertação de Mestrado propõe uma reflexão sobre a produção dramática do presencista José Régio, observando a temática do sujeito duplo que se infiltra nas suas personagens, figuras que parecem viver, sempre, um mesmo drama: o drama da identidade. Constatamos que os protagonistas regianos encontram-se perturbados por não saberem quem realmente são e por não conseguirem compreender as suas angústias íntimas, que estão em constante conflito com as suas aparências exteriores. Tais personagens sofrem com a sua dupla natureza (aparência e essência) que se materializa no palco, e este acaba se tornando um espaço apropriado para uma luta interior. A investigação sobre o tema do indivíduo duplo acabou por constituir, enfim, o suporte para estudarmos a produção teatral do autor. Contudo, notamos que a questão da duplicidade não se manifesta apenas no conflito íntimo das personagens, mas também no modo de composição teatral das peças de José Régio. Com a leitura da sua obra dramática notamos que os textos de Régio, em diálogo com outros textos da tradição literária, histórica e de cultura cristã, sugerem sentidos dúbios (duplos, no mínimo), sendo a intertextualidade o recurso usado pelo autor para a elaboração das suas peças. Com efeito, quando lemos os dramas de Régio somos reportados a um universo onde as coisas têm sentidos múltiplos e a duplicidade/dubiedade se instaura em tudo. Deste ponto de vista, percebemos que o teatro regiano é construído tendo como base dualidades, tanto na sua temática dominante quanto na sua construção formal. Analisando, pois, as peças Jacob e o Anjo (1940) e Mário ou Eu-Próprio – O Outro (1957), procuramos definir uma espécie de poética para a dramaturgia regiana, à qual denominamos “poética da dualidade”.
Palavras-chave: José Régio, dramaturgia moderna, teatro português, duplo, intertextualidade.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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